segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Chile - III - Concha Y Toro

No terceiro dia de Santiago fomos visitar a Vinícola Concha Y Toro. Muita gente não curte a ideia porque acha esse passeio meio obvio em meio a tantas outras e exclusivas vinícolas. Mas como eu não conhecia nenhuma resolvi optar pelo básico. Um dia, se eu voltar, posso visitar as outras.
Como eu disse antes, em viagem qualque prazer me diverte. Eu adoro me enfiar no meio dos locais e vivenciar um pouco de suas experiências rotineiras. Portanto, todos de acordo, fomos de Metrô.
Leva um bocado de tempo já que tivemos que pegar duas linhas em quase todas sua extensão.
Pegamos na estação Santa Lucia em direção Los Dominicos. Desembarcamos na estação Tobalaba e ali pegamos a linha azul na direção Plaza de Puente Alto. Desembarcamos na estação Las Mercedes (a penúltima) e dali pegamos um táxi até a Vinícola. Essa brincadeira levou uma hora. Mas as paisagens compensam.
Ao chegar na Vínicola tínhamos em mãos os vouchers previamente agendados para o passeio mais simples: Tour Tradicional. Mas tem um mais incrementado (e bem mais caro) que é o Tour de Casa Concha.
 todas as vinhas com sistema de gotejamento
O local é um sonho. O guia falou em português (um brasileiro que mora lá). Deu para entender um pouco a alquimia do vinho, a história de Don Melchior (o pioneiro de Concha Y Toro) e como a uva Carmener ressurgiu na América depois de ter sido considerada extinta na Europa.
No tour fizemos duas degustações e a última delas é do vinho mais premiado, o mais caro e mais delicioso: o Dom Melchior. Existem safras dele que estão sendo vendidas por mais U$S 240,00.
Depois do Tour degustamos alguns outros vinhos e frios na cantina e em seguida passamos na loja que é no mesmo prédio.
...
De volta à estação Las Mercedes, almoçamos ali na Pizza Hut do Mall que tem na volta.
Depois voltamos ao bairro Providência e pegamos um táxi com a intenção de irmos ao Shopping Costraneira. Porém, o taxista nos enrolou dizendo que era melhor ir até o Buenaventura Premium Outlet, na direção do aeroporto. Gastamos os olhos da cara com o tal de taxista que mentiu que não tinha táxi para voltar nem condução (tem as duas coisas). E em como todo outlet, principalmente os sulamericanos, tem que pesquisar porque nem tudo é barato. No meio de umas coisas você encontra umas barbadas. Eu não sou fã de compras, mas comprei uma carteira uma bolsa nesse dia porque valia a pena.
O pessoal acabou comprando na Calvin Klein e Levys uma promoção de calças masculinas bem boas também. E só.
Na volta pegamos um táxi que cobrou bem menos que o primeiro e fomos para o apartamento. Nesse dia fizemos cachorro quente em casa mesmo. Estávamos podres de cansados e tínhamos que acordar cedo no dia seguinte para ir à locadora de veículos. Segue em outro post.
...
Mais sobre a Concha Y Toro - Concha y Toro é uma empresa chilena, produtora e exportadora de vinhos. Foi fundada em 1883 por Don Melchor de Concha y Toro.

A vinícola Concha y Toro é a maior do Chile e é atualmente controlada pelas famílias Guilisasti e Larrain. A empresa representa 37% do mercado interno chileno e 31,4% das exportações chilenas de vinho; 70% de suas vendas são para exportação para aproximadamente 110 países.
Em joint venture com a vinícola francesa Baron Philippe de Rothschild produz o ícone Almaviva, um vinho de primeira grandeza.
Possui vinhedos nos principais vales produtores chilenos, bem como na Argentina, ocupando uma extensão de 8.720ha.
Um de seus vinhos mais conhecidos é o Casillero del Diablo.
O único remanescente de Don Melchior tem apenas 6% das ações da vinícola ... para mim já bastava. É só a segunda mais importante do mundo!
A história do vinho Carmener é bem interessante. Uma praga devastou os parreirais de uva Carmener na Europa e por longos anos pensou-se extintas. Muitos anos depois um enólogo descobriu no Chile algumas vinhas Carmener no meio das Merlot, que provavelmente Don Melchior tenha trazido por engano antes das pragas. O guia disse que no Chile tem barreiras naturais que impedem a chegada da peste: ao sul gelo, ao oeste o mar, ao leste a cordilheira e ao norte o deserto.
Casillero Del Diablo - conta-se que Dom Melchior preservava os melhores vinhos para sua família. Mas os vizinhos roubavam. Então, no fundo da reserva subterrânea ele criou uma gaiola (Casillero) e espalhou que tinha preso o diabo ali dentro. Nunca mais roubaram seu vinho e a lenda ganhou o mundo
Usam barris de carvalho americano (mais barato) e de carvalho francês (mais caro pq demora mais pra este carvalho crescer e ficar pronto). Segundo ele a porosidade do primeiro não é tão boa para as melhores reservas, que desprendem notas mais rápido tornando o vinho menos precioso... para quem não sabia nada de vinho aprendi um pouquinho!