quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Paris - Parte I

Rafa e mãe em Guarulhos
Essa com certeza foi uma das viagens mais importantes e felizes da minha vida. Devo à minha mãe a realização deste sonho. Fomos todos: meu pai, minha mãe, meu irmão, eu e a minha filha.
A viagem foi planejada com bastante antecedência e por isso várias coisas foram adiantadas: passeios à Euro Disney, passeios à Londres, tickets antecipados, tudo para nossa comodidade.
Saímos de Porto Alegre no dia 06/01/14 e voltamos no dia 19/01/14.
Digo e repito: para conhecer um pouco mais de Paris tem que ficar no mínimo dez dias. É muita coisa e a sensação é que falta tempo para tudo. O restante da França tem que ser feito com calma, depois, e pretendo voltar brevemente.
...
Imigração em Madrid
Viajamos com nossos passaportes italianos e a imigração em Madrid praticamente não existe. Você chega com seu passaporte europeu, o agente olha para você e manda seguir. Pronto! Simples assim. 
Lembrando que para sair do Brasil e entrar no Brasil, tem que ser com o passaporte daqui. 
...
Saímos de Porto Alegre pra São Paulo, e aí pelas 23:00 embarcamos num vôo da Air Europe. É uma empresa espanhola com proposta de custo menor e faz estes trajetos. O vôo foi tranquilo e até consegui dormir um pouco.
Pela tarde desembarcamos em Madrid (fuso horário maior que aqui) e aguardamos a conexão para o aeroporto de Orly. Chegamos em Paris e estava anoitecendo (lá era inverno e os dias são mais curtos, além do fuso para mais).
*** Aqui dicas práticas para quem vai para lá, lembrando sempre que o intuito do meu blog é registrar as nossas viagens. Blogs de viagem com dicas práticas tem zilhões na internet! ***
Tínhamos um transfer pré contratado então não nos preocupamos com nada. 
Ele nos levou ao hotel e pudemos desfazer as malas, dar uma caminhada nas cercanias e descansar o esqueleto.
Uma dica: escolha um lugar perto de estações de metrô. Nós ficamos perto da estação Voltaire o que facilitou enormemente nossos passeios. O metrô é muito fácil de usar.
Hotel New Candide no Trip Advisor.
...
No dia 08/01 tivemos um dia com passeios já contratados. Pegamos poucos
Versailles - Rafa e eu
passeios assim porque queríamos explorar por nossa conta a cidade luz. 
Nos levaram direto a Versailles onde visitamos o palácio. Sem palavras para tanta grandiosidade. Ele foi imitado em vários locais da Europa mas nenhum deles é tão magnífico. A história dele é exuberante como ele e no Guia 4 Rodas tem mais detalhes.
Passamos a manhã visitando as centenas de espaços que lá existem. 
Depois fomos almoçar em Paris, perto do Arco do Triunfo, num restaurante self service que na real foi um "achado". Barato e bem servido. 
Paga-se tudo em euros e é bem caro comer na parte turística da cidade.
...
Pensem numa guriazinha feliz da vida!
Seguimos dali para um city tour e pudemos ver os pontos turísticos da cidade que foram largamente explorados no decorrer dos dias que ficamos lá. Foi bom para dar uma visão geral. Ele inclusive nos levou para Montmartre à noitinha que não fazia parte do tour. Foi muito bacana!
No tour paramos em vários locais para fotos: Museu dos Inválidos, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Catedral de Notre Dame, Ponte das Artes (aquela dos cadeados), Fábrica de Perfumes, etc.
...
À noite comemos no hotel e desmaiamos. O dia seguinte seria por nossa conta. 
Ah, um aspecto a considerar: não fomos mal tratados por franceses que abordamos em inglês nenhuma vez. Inclusive eles se esforçavam para nos entender. Não sei se demos sorte mas fomos espetacularmente bem tratados na França.
Bonne nuit!
...
Merci
República
Vive La France
Mano e eu na Ponte das Artes
Rio Sena
Versailles
Versailles
Versailles
Ruas de Paris
Perto dos Inválidos
Notre Dame
Carlos Magno - o imponente imperador do Ocidente
Versailles
Versailles
Plaquinhas características do Metro
Eiffel
Arco do Triunfo
Versailles
Versailles
Versailles
Ponte das Artes 
Versailles - labirinto
Versailles - fofocando
Versailles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!