quarta-feira, 1 de abril de 2015

Patagônia - Parte IV

- 18/01/13 - este dia foi muito especial. Saímos bem cedinho rumo ao Parque
Nacional Tierra Del Fuego. Primeiro passeamos no Trem do Fim do Mundo - a paisagem é linda e remonta o tempo em que os prisioneiros eram enviados pra Terra do Fogo para cumprirem suas penas. Eles eram levados pelo trem para locais onde derrubavam árvores que eram enviadas ao centro do país. Nota-se na paisagem os sinais do desmatamento e muitos troncos no chão. Tem bastante cavalos soltos e algum gado. O passeio é bem bacana com uma parada num mirador.
Em seguida rumamos para a parte do parque onde tem um monte de lagos (Bahia Lapataia) de degelo, um mais lindo que o outro.
Depois fomos fazer o trekking na castoreira. É muito lindo apesar do dano que aconteceu à natureza quando trouxeram os castores (que não tinham predadores). Hoje tem temporada de caça livre para o abate e controle da população destes animais.
Na volta almoçamos no centro (escolhi truta ao molho de almendras com um Malbec, nham!) e em seguida passeamos por ali.
Depois fomos passear no Canal de Beagle onde para embarcar você tem que estar munido de passaporte (identidade) porque é um porto com embarque e desembarque de turistas. Lindíssimo mas muito frio. Fui sorteada com um cocô de gaivota porque fiquei o tempo todo na parte de cima da embarcação.
Ficamos um pouco na central do turista e depois caminhamos pelas lojas e free shops até perdermos as pernas de tanto cansaço.
A cidade vive cheia de turistas e nesta época encontramos muitos jovens europeus em busca de esportes radicais.
Voltamos ao hotel, jantamos num restaurante próximo e desabamos.
- 19/01/13 - Acordamos cedo, caminhamos pelo centro e depois do almoço
Paso Garibaldi
viajamos em direção à Rio Grande Del Fuego. Na subida, logo após a saída de Ushuaia, paramos no Paso Garibaldi. A vista lá de cima é linda demais, de perder o fòlego. Só é um pouco ruim de parar.
Muito chão (213 km) e chegamos em Rio Grande. Era domingo, a cidade parada. Deixamos nossas coisas no hotel Atlantida (sinistro!) e caminhamos até a beira do Rio Grande que dá nome à cidade.
Ela serviu de base para a Guerra das Malvinas. Tem um monte de aviões caças que são monumentos à lembrança da guerra.
Jantamos no hotel mesmo e dormimos cedo.
Puerto Natales
- 20/01/13 - Neste dia mais chão.  Não contabilizei mas acredito que tenha sido por volta de uns 400 km ou mais. Primeiro passamos pelo Estreito de Magalhães de novo e em seguida fizemos a aduana chilena. Muita estrada depois e chegamos à noitinha em Puerto Natales e nos hospedamos no Hotel Charles Darwin (:-)). Perdemos um tempo para tentar fazer um câmbio já que estava fora do horário e em seguida fomos jantar. Escolhi o côngrio e um vinho local para acompanhar. Maravilhoso.

Obs.: como estávamos compartilhando um ônibus confortável, mas mesmo assim com muita estrada, tínhamos que manter o bom humor. Nem sempre é fácil. Se você não tem certeza que é capaz de aturar o convívio com muita gente diferente em um lugar pequeno sobre rodas por mais de 15 dias, escolha viajar de avião.