segunda-feira, 20 de julho de 2015

Biografia - Confesso Que Vivi

Biografia - Confesso Que Vivi
Autor: NERUDA, PABLO 
Tradutor: SAVARY, OLGA 
Idioma: PORTUGUÊS 
Editora:DIFEL 
Assunto: Biografias 
Edição: 1 
Ano: 1974

Resenha daqui: Célebre autobiografia de Neruda, a única obra em prosa do poeta chileno que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1971 (o terceiro latino-americano e o sexto escritor de língua espanhola a receber a honraria). Militante comunista e ícone da esquerda latino-americana, Neruda narra, num estilo impregnado de poesia, sua vida desde a infância até os últimos dias, quando mesmo impossibilitado pela doença insiste em escrever - seus poemas à Matilde, o último amor, durante a convalescência, são considerados clássicos da língua espanhola. Diplomata ainda jovem, Neruda revela nesta obra que iniciou suas atividades políticas na Espanha, na década de 30, durante a guerra civil, quando representava o Chile na embaixada em Madri. As impressões do poeta sobre a China e a União Soviética, países que visitou mais por simpatia que por exigências diplomáticas, assim como suas relações com escritores como García Lorca e Miguel Hernández, são memoráveis. O poeta chegou a ser indicado à Presidência da República de seu país, honra que cedeu ao grande amigo Salvador Allende. "Confesso que vivi" termina com Neruda lamentando a morte de Allende, assassinado em 11 de setembro pelas tropas de Pinochet. O poeta morre pouco depois, em 23 de setembro. 

Minha Opinião: Precioso. Este livro é pre-ci-o-so. Imaginem uma pessoa escrevendo um livro sabendo estar doente, relembrando toda sua vida e colocando no papel, e logo ao findar, em seguida, falece.
Eu li cada parágrafo com muito carinho, e cada frase é uma forma de poesia. Neruda era uma pessoa ímpar. Se eu tivesse que levar comigo um único livro para ser de cabeceira, acho que levaria este.
Calhou de ser lançado por agora o filme "Neruda Fugitivo" que trata de uma pequena parte do livro e conta a saga da fuga do poeta de seu país por causa da perseguição política.
Acredito que se fossem fazer filme sobre o livro inteiro teria que ser dividido em muitas partes, tamanha a vastidão de situações que ele viveu desde sua juventude. 
Recomendo demais.

Nota: ♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!