quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ficção - O Quarto de Jacob

Ficção - O Quarto de Jacob

Autor: Woolf, Virgínia
Tradutor: Luft, Lya 
Idioma: PORTUGUÊS 
Editora: NOVO SÉCULO
Assunto: Ficção - Drama 
Ano: 2008
Edição: 1 

Resenha Saraiva Livrarias - Como em toda obra da autora, O Quarto de Jacob carrega fortes referencias familiares. Se em A Viagem a heroína Rachel Vinrace foi inspirada na própria Virginia Woolf, e em Noite e Dia, a personagem Katharine Hilbery na irmã Vanessa, no terceiro livro de sua carreira a autora homenageia o irmão, Thoby, ao criar o personagem Jacob. O Quarto de Jacob é o primeiro livro a ser publicado pela editora de seu marido Leonard. Ausente das amarras da editora anterior, Virginia trabalha a obra em liberdade, sendo possível identificar uma estrutura aventurosa com abusos do ponto-e-vírgula e das reticências. Porém preservando a tradição estilística, mais concisa, condensada e fragmentada. A genialidade de Virginia Woolf nos presenteia com uma deliciosa simetria, pois ao passo que Jacob parece escapar das páginas, aqui, ela também está livre para escrever sobre uma infinidade de outros personagens fascinantes, que surgem em cinco linhas para nunca mais voltar. Este livro é um marco modernista, determinando a fama e maturidade da autora.

Minha Opinião - Achei difícil de ler. A linguagem é coloquial, não rebuscada mas mesmo assim, como havia inúmeros personagens que surgiam como se já estivessem na trama, e sumiam do mesmo modo, eu tinha que reler várias vezes até encontrar onde se inseriam no contexto da narrativa.
Já tinha lido Rumo ao Farol, da autora, que achei menos complicado. 
A narrativa começa com uma personagem, mas logo adiante o leitor se dá conta que não se trata da personagem principal do livro. Este surge a partir de capítulos posteriores.
Uma leitura que exige atenção e boa memória.

Recomendo para quem curte clássicos.
Nota - ♥♥♥♡ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!