quinta-feira, 13 de agosto de 2015

João Pessoa - PB - 2009

Como de costume viajamos meus pais, eu e a Rafaela para a capital da Paraíba. Eu não esperava mas o litoral e a cidade me surpreenderam positivamente. O Hotel Tambaú Flat na praia de Cabo Branco estava localizada há poucas quadras do mar, numa esquina com a avenida Epitácio Pessoa, especialmente movimentada aos finais de semana.
Avaliações do Hotel no Trip Advisor.

Primeiro dia - Chegamos após o meio-dia e fui dar uma caminhada com meus pais e a Rafaela na beira mar, onde tinha bastante pessoas se exercitando, times de futebol americano jogando na areia e quiosques bem legais para passar um tempo. Sentamos num que fazia crepes incrementados e deliciosos.
De noite caminhamos pelas cercanias do hotel e nos supreendemos com a falta de cercas e lojas apenas com vidros, sem o aparato antifurto que temos em Porto Alegre.

Segundo dia - Tomamos café e saímos a passeio pelos principais pontos turísticos de João Pessoa que é considerada a segunda cidade mais verde do mundo. Passamos pelas praias de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco. Nesta última visitamos o Farol do Cabo Branco, na Ponta do Seixas, considerado o ponto mais oriental das Américas e o lugar onde o sol nasce primeiro no Brasil. Aproveitamos para visitar a Estação Cabo Branco (projeto de Oscar Niemeyer) que une ciência, cultura e arte num complexo com mais de oito mil metros quadrados. Lá tem um mirante com vista privilegiada para o mar.
Em seguida, nos dirigimos ao centro histórico de JP que é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Paramos no Centro Histórico de São Francisco, passando ainda pelo Parque Solon de Lucena, o "Cartão Postal", Praça dos Três Poderes, Catedral, Mosteiro de São Bento, Igreja de Nossa Senhora do Carmo (que é linda e tem os móveis conservados de centenas de anos.
Almoçamos num restaurante comum, self service e como estávamos em muitos, até atrapalhamos a rotina normal daqueles que estavam ali comendo no horário de intervalo do trabalho.
Na volta paramos no Mercado de Artesanato Paraibano. Resolvemos ficar mais tempo ali e encontramos a Manuela, amiga minha que morava em João Pessoa na época. Sentamos no McDonald´s para um lanche e depois fomos de volta ao hotel.

Terceiro dia - Tomamos café e saimos para passei no Litoral Norte. Paramos na Intermares e visitamos o Guajiru - ONG com projeto de preservação de tartarugas marinhas - e a Rafaela ficou encantada. Paramos na Praia do Bessa, com areia branca e águas transparentes. Tomamos banho de mar e paramos para almoçar. Nesse local do almoço tinha piscina e adivinhem se a Rafaela queria sair de dentro para comer?
Depois visitamos a cidade portuária de Cabelo, e paramos no Forte de Santa Catarina, construído no século 16 para conter as invasões holandesas.  É muito legal porque reza a lenda que ali aparece a assombração da mulher de branco...
Passamos pelo Marco Zero da Rodovia Transamazônica, a terceira maior rodovia do Brasil.
Durante o pôr do sol, sentamos na Praia do Jacaré, num dos bares fluviais e assistimos, meu pai e eu, a apresentação de um saxofonista tocando o Bolero de Ravel em uma canoa no Rio Paraíba. A minha mãe e a Rafa assistiram de dentro do rio, numa lancha (chique elas né?).
Depois da apresentação caminhamos pelo centrinho de artesanato e em seguida fomos para casa.
Nosso apartamento tinha estrutura, então pedimos pizza e comemos ali mesmo.

Quarto dia - Tomamos café e fomos conhecer as Praias da Costa do Conde com Coqueirinho e Tambaba ao sul de João Pessoa. As praias da Costa do Conde (Jacumã, Tabatinga, Carapibus e Coqueirinho) são lindíssimas e entre elas está Coqueirinho que é considerada uma das dez mais lindas do Brasil.
Depois da parada para almoço, banhos e descanso, rumaos para Tambaba, a única praia de naturismo oficializada do Nordeste brasileiro, com piscinas naturais e falésias de areias coloridas. Nós ficamos ali pelas imediações da entrada porque não queríamos entrar. Teve tempo livre para quem quis se aventurar.
À tardinha voltamos ao Hotel. Meu pai foi num rodízio... de sopas... e nós comemos ali pelo hotel mesmo.

Quinto dia - Não tínhamos muita coisa para fazer nesse dia. Aproveitamos a piscina do hotel na cobertura com vista da orla. Almoçamos e depois fomos no Mercado de Artesanato Paraibano fazer compras e passear.
Fomos visitar a Manu no seu apartamento, ela nos recebeu com bolo de rolo e café, típicos da região. Uma delícia. Mais à noitinha fomos jantar com ela num restaurante típico - o Mangai - delicioso. Companhia agradável, família e comida boa. Que mais eu poderia querer?
Na volta Manu nos deixou no hotel.

Sexto dia - Mais um dia livre. Ficamos pelo hotel, pela beira mar e perambulando pela cidade. Depois do almoço caímos novamente no Mercado e depois hotel e piscina na cobertura. Dia de descanso total.

Sétimo dia - Tomamos café e saimos para o passeio na Barra do Gramame e Costa do Conde. Na Costa do Conde visitamos a Pedra Furada na Praia do Amor. Depois, na Barra de Gramame, visitamos o encontro do Rio Gramame e o Oceano Atlântico.
Almoçamos na Praia de Carapibus e tomamos banho de mar.
No fim do dia retornamos ao hotel.

Oitavo dia - Depois do café retornamos ao aeroporto Castro Pinto que é bem pequeno e limpinho. Bye bye Paraíba.

Pontos positivos - passeio super tranquilo; hotel super limpo e silencioso; segurança nas ruas; perfeito para descansar e apreciar; a cidade é muito bacana, mistura muita beleza e muita história.

Pontos negativos - A única queixa mesmo é da internet do hotel que na época foi paga e cara.

Algumas fotos

Rafaela no quarto
Centro Histórico e pai
Intermares
Praia do Jacaré aguardando por do sol
Interior do Hotel
Vou embora!
Ponta do Seixas
Coqueirinhos
Coqueirinhos - sempre acha um amiguinho