quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Gramado

Existem épocas com atrações diferentes e atividades para todos os gostos em Gramado.
Fomos em novembro num bate e volta, quando a Rafaela era pequena, com a intenção de visitar a Aldeia do Papai Noel e acabamos encontrando uma cidade totalmente enfeitada e preparada com motivos natalinos. A Av. Borges de Medeiros tinha toda ela, nos canteiros do meio, enfeites com os quais era possível tirar fotos. Lindíssima... e cheia de gente. Anualmente, para quem não sabe, rola o Natal Luz de outubro a janeiro com apresentações de espetáculos natalinos diários.
Aproveitamos neste dia e almoçamos num Café Colonial. Nunca tinha visto tanta comida junta. Escolhemos um local mais retirado e rústico, que não lembro o nome, porque o centro estaria apinhado de gente.
Bom, como a Rafaela ainda acreditava em Papai Noel, a aldeia foi o ponto alto da nossa visita. Ela amou. A visitação é longa, tem renas de verdade, tem a fábrica de brinquedos, o dormitório do Papai Noel e seus ajudantes, a casa do Papai Noel, neve artificial e hoje já tem coisas mais do que na época em que fomos: o trenzinho voador e o monorail. Vale muito a pena, ainda mais se você for com pequenos. O ponto alto é encontrar com o bom velhinho e ganhar um abraço dele. 
Uma coisa bem interessante é que mesmo sendo época de calor, ali na aldeia, devido à vegetação e umidade, sentimos frio. Leve agasalho! E tem uma vista maravilhosa do Vale do Quilombo.Nesse mesmo dia visitamos o Minimundo que é uma cidade em miniatura cerca de vinte e quatro vezes menor que o tamanho normal. Muito bacana para adultos e crianças. O dia estava ensolarado e deu para aproveitar bastante. O único inconveniente era o movimento extremo. Muita gente! Então é bom estacionar o carro e fazer o que der a pé. Neste dia, depois dessas visitas fomos para Canela que relatarei em outro post.
...
Mais recentemente, no último feriado de 7 de setembro, viajamos o Paulo e eu. Escolhi o Master Premium Hotel pelo Booking, e valeu a pena porque o preço de balcão era mais ou menos o triplo do que reservado antecipadamente.  Ele fica bem pertinho da Rótula das Bandeiras. Cabe salientar que fiz essa reserva em janeiro de 2015 e já estava quase lotado. Aqui avaliações dele no Trip AdvisorEntão se a ideia é ir para Gramado em feriados, reserve muito antecipadamente para conseguir descontos que valham a pena. Subimos pela Rota Romântica, via Nova Petrópolis, que é mais curta mas cheia de curvas e lindas paisagens. Por Taquara é mais rápido, mas tínhamos tempo então fomos pelo caminho tradicional, que não é duplicado, mas muito bem conservado. Tem um pedágio apenas, entre Nova Petrópolis e Gramado. Almoçamos na galeteria Piccolo Pollo em Nova Petrópolis, e foi um ótimo custo benefício. 
Neste ano não teve muito frio, e calhou de nesse feriado a temperatura cair, ter nevoeiro, super clima de inverno embora estejamos entrando na Primavera. A intenção era descansar mesmo e foi o que fizemos.
Voltando a falar do hotel, ele é lindo, funcional, limpo, quentinho, silencioso, com uma vista sensacional, mas o café da manhã não era reposto rapidamente. Com tanta gente hospedada, entendo que fosse complicado, mas dava para perceber uma morosidade proposital em alguns funcionários.
Passeamos pelo centro, visitamos a Feira de Artesanato local onde tem também a Casa do Colono. Ali vendem-se pães, cucas, e biscoitos assados na hora. Dependendo a hora tem fila para comprar. E vale a pena. Comprei uns pãezinhos de queijo e de linguiça quentinhos, de comer ajoelhado.
Visitamos a Chocolates Gramadense na avenida e tomamos chocolate quente. Fizemos o trajeto a pé pois o hotel era próximo de tudo. 
Entramos na linda Igreja de São Pedro, maravilhosa e super simples como todas deveriam ser. Foi bom para aproveitar o silêncio, sentar e fugir da multidão da rua.
Depois de passar no hotel, tomar um banho, fomos jantar. Escolhemos um rodízio de fondue, na Trattoria del Corso. É caro, mas se pagar em dinheiro consegue um descontão. Saí de lá rolando de tanto comer. No dia seguinte depois do café da manhã, caminhamos até o Lago Negro. O bom de Gramado e a maioria das cidades da serra gaúcha é que dá para fazer várias coisas a pé. Tudo é próximo. O lago é artificial e bem escuro. E está muito diferente de quando fui anteriormente, tem feirinha, lojinhas, um monte de coisas novas. O barato do Lago é andar de pedalinho. Não andamos mas fotografamos. 
Depois de caminharmos e apreciarmos o Lago e o Lago Joaquina Rita Bier que fica próximo ao hotel, fomos almoçar no Il Piacere e comemos um Entrecot Parrillero. M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o... atendimento e comida. O cafezinho no final vem com mais cinco potinhos para escolher: açúcar mascavo, chantilly, açúcar normal, e outras coisinhas... À tarde descansamos no hotel, à tardinha mais passeio na Borges e como o Paulo estava muito gripado, preferimos não expô-lo ao sereno da noite.
No dia de vir embora, como de praxe, abriu aquele sol maravilhoso e descemos pela Rota Romântica de novo, aproveitando a vista da estrada.
...
Tem muita coisa para fazer em Gramado, e uma dica é explorar a enormidade de opções que a serra oferece. Quem vai com mais tempo, pode ir até Nova Petrópolis, Canela, São Francisco de Paula, Aparados da Serra, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, enfim, atividade é que não falta. Só procurar.
...
Algumas fotos: 

Pórtico via Nova Petrópolis
Papai Noel
Dormitório do Papai Noel
Garagem do Papai Noel
Rena de verdade
=)
Amo muito
Frio de mentirinha
Colinho de Papai Noel
=)
Aldeia Papai Noel
=)
Fábrica de brinquedos
Aldeia
Felicidade
=)
Rena
Rena
Vista do Vale
Carrossel
Carrossel
Centro de Gramado 
Centro de Gramado
Centro de Gramado
Centro de Gramado
Centro de Gramado
Centro de Gramado
Centro de Gramado
Centro de Gramado
Minimundo
Minimundo
Minimundo
Minimundo
Minimundo
Praça
Interior Igreja São Pedro
Ruazinha
Mais ou menos frio
Artesanato
 Carro temático
Lago Negro
Dia lindo #sqn
Feirinha
Gramado
Lago Joaquina Rita Bier
Rota romântica
Relógio
Machiatto
Chocolate
Centro

Igreja São Pedro
Rua Coberta
Lago Joaquina Rita Bier
Pórtico Nova Petrópolis








Trattoria del Corso


Vista do Hotel
Eliazar de Carvalho e Paulo
Hotel
Apóstolos
Uma das opções com culinária italiana

2 comentários:

Sinta-se em casa!