segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Ficção - O Iluminado

FICÇÃO - O ILUMINADO 
Autor: KING, STEPHEN 
Idioma: PORTUGUÊS 
Editora: SUMA DE LETRAS BRASIL 
Assunto: Terror e Sobrenatural 
Edição: 1 
Ano: 2012 
ISSBN: 8581050484 

Resenha segundo Livraria Cultura: Jack Torrence consegue um emprego de zelador em um velho hotel, e acha que será a solução dos problemas de sua família - não vão mais passar por dificuldades, sua esposa não vai mais sofrer e seu filho, Danny, vai poder ter ar puro para se livrar de estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem - existem forças malignas rondando os antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um embate entre o bem e o mal terá de ser travado. 

Minha Opinião: Poderia ficar horas comparando filme e livro. Mas não tem como comparar até porque Kubrick apenas baseou-se em um pedaço da obra de King para fazer a película.
Muitas coisas foram substituídas e suprimidas na trama cinéfila para dar mais agilidade à trama.
O livro é uma obra de arte da leitura sobrenatural. Diferente e, na minha opinião, muito mais completa e profunda que a já maravilhosa obra de Kubrick. Muitos comparam e tem profunda aversão ao filme por conta disso, o que não é meu caso. Cada um atingiu sua proposta no meu ponto de vista.
Gostei muito mais do Danny do livro que do garotinho do filme e o cozinheiro Hallorann da mesma forma.
Jack Torrance é igualmente maravilhoso nos dois. Impossível pensar em outra pessoa senão em Nicholson fazendo esse personagem. 
A esposa Wendy, interpretada por Shelley Duvall no filme é bem diferente da personagem do livro, pois nesse último ela é quase a protagonista, a pessoa mais sensata em meio à loucura do Hotel Overlock.
Nesse site as diferenças entre os dois (livro e filme) estão super detalhadas. Não leia se não quer spoilers!
Super recomendo.

Nota: ♥♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!