quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Perú - Cusco - Final

Nosso último dia foi tranquilo, pela manhã passeamos, depois almoçamos e à tarde o transfer nos deixou no aeroporto de Cusco onde partimos de volta ao à Lima e depois ao Brasil.
Vou enumerar algumas coisas sobre a recente viagem pro Perú que acho importantes compartilhar. 

Por que ir pro Perú?
Eu acho que qualquer viagem é edificante. Claro que eu tenho minhas preferências e o Perú não era uma delas. Assim que coloquei meus pés em Lima eu entendi que já deveria ter ido antes. Reúne história, beleza, paisagens exóticas e pessoas super agradáveis. 

Qual a língua falada no Perú?
Espanhol.

Qual a moeda?
Novo sol. também chamado de "soles" ou "sois". A moeda deles no mês de janeiro de 2016 estava mais valorizada que o Real. Para ter uma noção, minha mãe trocou 2.000,00 BRL e recebeu de volta 1.700,00 PEN.
Eu troquei U$S 500,00 e recebi de volta 1.300,00 PEN.

Comidas:
Tudo que tem aqui. Menos opções de carne de gado porque não tem criação de gado bovino no Perú. Tem muito peixe e frutos do mar, assim como milho e batata. Para beber, chá de coca em todos os locais. 

Pontos Positivos:
- História - é muito interessante e a gente acaba descobrindo que não foi só a Civilização Inca que habitou aquelas terras. Muito antes deles havia outros povos que ali viveram e construíram uma era, deixando de herança para nós diversas inscrições, construções e vestígios para investigar.
- As pessoas - todos muitos simpáticos, fazem o possível para deixar o turista à vontade. Não houve nenhum sinal de má educação, desrespeito, grossura por parte dos locais conosco. Nos sentimos acolhidos.
- A agência PTS Turismo - maravilhosa, sempre no horário, tudo
milimetricamente certo e conforme o programado. 
- O guia Martin Comun e a guia Noemi de Machu Picchu - amados e queridos, fica difícil escolher um deles como melhor porque ambos foram super acolhedores, responderam todas as nossas infinitas perguntas com muita paciência e carinho.
- O hotel San Agustin em Paracas - apesar do pouco tempo deu para curtir a piscina gigante e o restaurante, assim como o quarto fofo com um por do sol magnífico.
- Lhamas, alpacas e vicunhas - os bichos mais fofos do local. Eles estão por toda parte com as cholas. Não levamos nenhuma cuspida!
- Nenhuma chuva em Cusco - nesta época chove muito por lá. E nos dias que lá estivemos só choveu de madrugada. Todos os dias de passeio ensolarados rendendo muitas fotos lindas.
- Trem para Águas Callientes - a gente sabia que ia andar de trem mas não sabia como era. Para nossa surpresa tinha serviço de bordo e entretenimento, fora as paisagens. Tem trens mais em conta para a população em geral, mas como na nossa passagem estava incluso esse da Rail Peru, aproveitamos bastante. 
- Vôo direto de Lima-Poa-Lima - Nada melhor que desembarcar na sua cidade e não ter a correria da conexão em Guarulhos!
- Minha família - amo viajar com eles! ♥
- Avianca tem mais espaço entre os bancos da classe econômica.
- Resgate de pontos da Avianca - bem fácil pelo site.
- Ônibus Cruz del Sur(1) - nos surpreendemos com o bom tratamento e serviço de bordo.

Pontos Negativos:
- Trânsito - pense em algo caótico. É o trânsito em Lima e em todas as outras cidades que passamos e estivemos. Faixa de segurança? Tem, mas esquece... eles não respeitam mesmo. Lá, segundo um motorista de "transfer" nos disse, se você quer sair do lugar com seu carro tem que ser audacioso. É demais.
- O guia que nos levou a Ollantaytambo e Pisac - ele não foi grosso nem nada disso. Apenas sisudo e meio nervoso. Contrastou com os demais guias sempre tão amáveis e simpáticos. Chamou a atenção que nas ruínas de Ollantaytamo ele não esperava as pessoas de mais idade subirem as escadarias da ruína.
- Calor - eu não acreditei nas pessoas em Cusco com aqueles casacos. Eu andei de camiseta o tempo todo e só senti um leve frio em algumas noites. Levei casacopra nada e suei pra caramba.
- Centro de Paracas - humilde ... e sujo. Conheço uma porção de lugares humildes e bem cuidados. Não é o caso. Muito lixo no chão, dando uma impressão de mal cuidada. E tem muito turista. Deveria haver algum tipo de fiscalização.
- Ônibus Cruz del Sur(2) - na ida foi bacana e achamos que a volta também seria. Mas estava sem ar condicionado funcionando e nós, cruzando o deserto... calculem...
- Altitude - meu pai e eu tivemos dores de cabeça, a Rafaela desmaiou duas vezes e minha mãe não sentiu nada.
- Sobrevôo das linhas de Nasca - não curti. O aviãozinho balançava, a Rafaela vomitou e meu pai também passou mal. A mãe, fortona, foi a única que aproveitou.
- Inca Cola. =P

Conforme eu for me lembrando, vou adicionando mais coisas nesse post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!