sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Perú - Vale Sagrado - 23-01-16

Nós e azamiga
Neste dia aprontamos uma pequena mochila cada um e deixamos as malas guardadas no hotel de Cusco para o qual voltaríamos posteriormente. Tomamos café e partimos para o Vale Sagrado com outras pessoas que já tínhamos encontrado no dia anterior.
Partimos e logo não curti a cara do guia deste dia. Ele explicava as coisas e ficava muito brabo quando alguém não prestava atenção.
A primeira parada foi num local de uma cooperativa de artesanato. Não comprei nada mas aproveitamos as lhamas e alpacas. Dica: sempre dar propina (gorjeta) para as cholas.
Paramos ao longo do caminho para ver as lindíssimas paisagens do Rio Urubamba e o Vale Sagrado.
Vale Sagrado
Rumamos direto para o Parque Arqueológico de Pisac. É uma parque enorme, grande, cheio de histórias e com muitos níveis na montanha onde os Incas adaptavam as plantas de outras regiões para que elas produzissem em diferentes lugares.
É uma aula de agronomia, engenharia, arquitetura, matemática, história, geografia ao vivo.
Quando descemos para o Vale, chegamos na cidade de Pisac e o guia nos mostrou as minúsculas ruelas que tem por trás do mercado de artesanato.
Acompanhamos uma aula de um joalheiro sobre a verdadeira e a falsa prata. Ganhamos um tempo para perambular  pelo mercado antes de seguir. Comprei um pingente em forma de calendário inca de prata. Amei.
Sentamos um pouco para aguardar o restante do pessoal e depois rumamos para o Sonesta Hotel em Urubamba para almoçarmos. O lugar parece um oásis no meio do deserto, lindo, verde, cheio de flores e o restaurante uma delícia com música ao vivo e tudo mais.
Ollantaytambo
Após o almoço seguimos em direção ao parque de Ollantaytambo, que foi o mais cansativo, em parte porque o guia estava apressado e mau humorado. Tinha muita gente mais idosa no grupo e foi muito difícil para eles subirem aquelas escadarias todas para chegarmos onde nos seria daria a explicação (que foi muito interessante).
Nesse sítio senti medo porque numa certa passagem é bem estreito e dum lado é encosta e do outro precipício. Mas deu tudo certo. O guia explicou que aparentemente quando Pachacuti, o maior imperador Inca assumiu o poder, achou Ollantaytambo muito vulnerável às intempéries e principalmente aos conquistadores. Sendo assim desistiu da construção que ficou inacabada (é possível ver pedras deixadas no meio do trabalho) e rumou para algum lugar mais estratégico e de difícil emboscada: Machu Picchu (que também ficou inacabada).
Paisagem 
Nos mostrou que as pedras eram retiradas de uma montanha próxima, jogadas, e empurradas por várias equipes até chegar na encosta de Ollantaytambo onde eram empurradas por uma rampa na parte de trás. Serviço de grupo tipo formiguinhas.
A vila permanece com as mesmas características da época, um imenso vale verde e na montanha em frente, onde tem bastante correntes de vento e menos sol, é possível ver os armazéns que os incas construíram bem no alto.
Neste local tem a estação de trem que partiríamos no dia seguinte para Águas Calientes.
Depois da visita rumamos para o Hotel Agustos em Urubamba, sempre costeando o rio de mesmo nome. O hotel era meio retirado do centro mas muito bonito mesmo. Avaliações do Trip Advisor.
Parece aquelas fazendas de filmes mexicanos que a gente vê em filmes. Decidimos jantar por lá porque seria impossível procurarmos alguma coisa ali por perto.
Vale Sagrado
A paisagem toda, tanto nos caminhos como ali no hotel são de tirar o fôlego e nos faz pensar o quão pequenos somos perante tudo o que nos rodeia.

Próximo post.

Algumas fotos:
Caminhos do vale
Pisac - os buracos são tumbas onde foram encontrados corpos mumificados
Pisac
Pisac
Pisac
Pisac
Pisac
Pisac
Pisac
Pisac
Pisac
Feira de Pisac
Incas em Pisac
Hotel Sonesta
Capela do Hotel Sonesta
Capela do Hotel Sonesta
Indo para Ollantaytambo
Ollantaytambo - aquilo amarelinho são armazéns incas
Ollantaytambo
Ollantaytambo
Ollantaytambo
Ollantaytambo
Ollantaytambo
Ollantaytambo
Ollantaytambo
Ollantaytambo
Vista de Ollantaytambo
Ollantaytambo
Ollantaytambo
Ollantaytambo
Ollantaytambo
<3
Hotel Agustos
Hotel Agustos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!