sexta-feira, 20 de maio de 2016

9º Fórum Internacional de TI - Banrisul

Minhas impressões sobre a edição deste ano do Fórum de TI: eu achei um pouco abaixo do nível das outras edições, no que tange aos painéis. Nos outros anos foram mais instigantes que nos dessa edição, com exceção do último painel do primeiro dia que foi realmente inquietante. 
Abaixo discorro sobre alguns painéis.

Os governos e os novos hábitos da população

A Tecnologia Transformando a Sociedade 
As cidades e a educação em transformação
Tecnologia e novos hábitos na perspectiva das empresas de tecnologia 
O impacto da tecnologia nos nossos hábitos 
O mercado e os novos hábitos da sociedade 
Os novos hábitos nos meios de pagamento 
A tecnologia transformando os hábitos globais 
Inovação tecnológica e os novos hábitos 


Não sou muito fã do primeiro painel do Fórum por se tratar da parte mais governamental. Esse ano foi interessante porque estamos passando por um momento turbulento na política, e serviu para nos situar nas três esferas, sobre o quanto vem sendo modificados os hábitos da população por causa da T.I.
No âmbito municipal, foi o que mais me chamou a atenção, Tonetto destacou a criação do bairro 4D (4º Distrito) que ficará nas imediações da Arena. O objetivo é abrigar ali empresas de tecnologia e inovação a exemplo do que já acontece em Barcelona, no projeto Poblenou
Falou também da iluminação criativa, onde os postes de luz servirão para mais empresas, embutindo mais serviços ao cidadão, como wi-fi por exemplo.
Mencionou que um dos patrocinadores já é parceiro da Prefeitura e aproveitei para baixar o Colab.re. Você fotografa com seu smartphone algo errado na cidade e encaminha através dele para a prefeitura que protocola e abre uma demanda, que você ficará sabendo se foi ou não suprida ou sanada.
Discorreu ainda sobre sistemas futuros parecidos com o "onda verde" (sinais em cor verde para a passagem rápida de ambulâncias).
A Procergs, representada por Débora P Villela destacou o projeto ONE onde os papéis dos caminhões que transitam pelas estradas gaúchas são lidos por RFID sem necessidade de parar o veículo, evitando assim os atrasos causados por esse tipo de controle. Falou do Tudo Fácil Web e dos processos digitalizados e certificados (menos papel).
No âmbito federal se falou sobre a acessibilidade dos Portais do governo, da necessidade que o Ministério do Planejamento vê em deixar transparente tudo que órgãos federais estão fazendo em prol do cidadão e a necessidade de integrar de maneira efetiva os serviços já disponíveis.

As demandas atuais da sociedade voltada para o uso da tecnologia e a necessidade de agilidade e redução de custo nos serviços oferecidos, têm levado as empresas ligadas a administração pública a buscarem soluções inovadoras que atendam as demandas, mas que também geram novos hábitos na população. 
Nesse painel o público terá a oportunidade de tomar conhecimento das ações dos órgãos e empresas ligadas a administração pública, com respeito a projetos atuais e futuros que que atendem demandas e geram novos hábitos na forma de relacionamento com o público em geral. 
Palestrantes 
- Deborah Pilla Villela - PROCERGS - Vice-presidente 
- Renato de Oliveira - SDECT - Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - Secretário Adjunto 
Jorge Luís Tonetto - SMF - Secretaria Municipal da Fazenda - Secretário Municipal da Fazenda 
- Elise Sueli Pereira Gonçalves - Ministério do Planejamento - Secretaria de Tecnologia da Informação - Coordenadora-Geral de Dados e Serviços Públicos Digitais 
Moderadora - Leticia Batistela - ASSESPRO/RS - Presidente 

O palestrante Fábio Tagnin discorreu sobre como a Intel está se comportado frente aos novos desafios. Mostrou que a maior parte de seu faturamento que era proveniente dos PCs, agora já não é mais. 
Apesar disso hoje eles investem ainda na área de tecnologias de ponta, equipamentos ultra avançados, como por exemplo o Projeto Unite que visa viabilizar mais rapidamente reuniões entre pessoas nos mais diversos locais do mundo.

Tradicionais empresas de tecnologia como a Intel, por décadas têm estado na vanguarda das inovações tecnológicas. Hoje essas transformações estão ocorrendo e possuem uma demanda com crescimento exponencial. Nesse painel o público terá a oportunidade de tomar conhecimento da visão da Intel sobre os avanços tecnológicos atuais e sobre o que podemos esperar do futuro, além de suas ações e projetos que estão chegando para causar novas transformações nos hábitos da população em geral. 
Palestrante - Fábio Tagnin - INTEL - Diretor de Pesquisas da Intel no Brasil
Moderador - Inácio Fritsch - Fritsch Consulting - Presidente 

Uma das melhores palestras, pois o Paulo Pandolfi da Colab.re (exposto no primeiro painel) e o Alexandre da Google discorreram sobre os avanços nas áreas de tecnologia colaborativa para o cidadão e tecnologia educacional.
No caso da Google, foi exposto o projeto Google For Education e o advento dos Chromebooks, vendidos a U$S 100,00 nos Estados Unidos. Para tanto ele demonstrou duas experiências aqui no RS: uma no colégio Província de São Pedro e outra num Escola Pública Nercy da Rosa de Santo Antônio da Patrulha. Muito interessantes, porém ainda engatinhando no que diz respeito à infraestrutura do nosso sistema público educacional.

Os avanços tecnológicos e as mudanças de hábitos da sociedade têm gerado a necessidade de uma maior oferta de infraestrutura tecnológica nas cidades e tem afetado as escolas no seu método de transmitir a informação e se relacionar com os estudantes. Nesse painel o público terá a oportunidade de tomar conhecimento de alguns projetos que estão atendendo as demandas e contribuindo para a transformação dos hábitos dos cidadãos com a oferta e uso de tecnologia, além de outros voltados para o sistema de ensino, que auxiliam os educadores e dos estudantes na sua forma de transmitir as informações e relacionar-se 
Palestrante 
- Thiago Ribeiro - POA DIGITAL - Coordenador do POA Digital na Prefeitura Municipal de Porto Alegre 
- Erik Scoralick - Dell – Soluções Estratégicas na Dell Security 
- Alexandre Campos Silva - GOOGLE – Apps for Education - Strategic Partner Manager 
- Paulo Pandolfi - COLAB.RE - Sócio Fundador do Colab.re 
Moderador - Júlio Francisco Gregory Brunet – BANRISUL - Diretor de Planejamento e Expansão - Banrisul 

Muito bom esse painel. O nível dos palestrantes é sensacional.
A palestrante Karin Breitman é sensacional, foi professora e cientista da Nasa entre outros. Dentre várias coisas ela explicou como se dá a parceria da EMC com empresas que queiram avançar em Métodos Ágeis. Resumindo ela disse que escolhem junto com a empresa que os procura um item que eles estejam querendo implementar, levam alguns analistas para dentro do Centro P&D e os ajudam a desenvolver este módulo. Depois dele desenvolvido e implantado estes analistas voltam para a sua empresa com o know how necessário para propagar entre os colegas o uso dos métodos ágeis.
Marcelo Sales falou sobre a área de tecnologia da Hitachi, na área de segurança e armazenamento de dados.
Eduardo Conejo falou das novidades em Internet das Coisas da Samsung, especialmente em se tratando de wearables (relógios, ternos, bolsas inteligentes).
As inovações tecnológicas têm transformado a sociedade e feito com que as empresas de tecnologia busquem novos produtos e aplicações. No entanto, isso exige um alto dinamismo na atualização e inovação tecnológicas para atender uma sociedade em constante transformação. Nesse painel o público terá a oportunidade de tomar conhecimento do ponto de vista dos palestrantes e suas empresas quanto aos avanços e a aplicação da tecnologia, além dos desafios de atender uma sociedade que está passando por profundas transformações em seus hábitos. 
Palestrante 
- Karin Breitman - EMC – Vice-Presidente Brasil e Gerente Geral/Cientista-chefe do Centro de P&D da EMC Brasil 
- Marcelo Sales - HITACHI - Diretor de Produtos e Soluções para Latin América da Hitachi Data Systems 
- Eduardo Conejo - SAMSUNG – Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento - Media Solution Center na América Latina 
Moderador - Newton Braga Rosa – UFRGS - Professor - Consultor do SEBRAE / Comentarista na TV sobre novas tecnologias e Coordenador da INOVAPOA 

Uma das melhores palestras. Richard soube cativar a platéia como ele mesmo disse, inquietando os presentes, deixando uma pulga atrás da orelha de cada um que estava na assistência.
Tudo começou com algumas rupturas na empresa depois que assumiu a presidência o indiano Satya Nadella. O enfoque agora é colaboração, tanto para jovens criativos sem dinheiro para investir em boas ideias como aplicações em áreas diversas, visando formação de pessoas.
Ele começou mostrando a figura ao lado... perguntou se estávamos na arca ou éramos dinossauros.
Instigou a plateia a pensar qual seria o Uber de nossas empresas. Enquanto estamos ali, tem alguns carinhas reunidos num quarto criando um app que vai acabar com nosso negócio. Por que não então pensar criativamente e se adiantar? Abrir os horizontes?
Deu vários exemplos de quebra de paradigmas empresariais nos últimos anos. Por exemplo, o Airbnb que não tem nenhum ativo em seu nome mas está desbancando redes milionárias de hotelaria como o Marriot por exemplo.
Uma das melhores apresentações deste Fórum.

Empresas de tecnologia como a Microsoft, por décadas têm estado na vanguarda das inovações tecnológicas. Hoje essas transformações estão ocorrendo e possuem uma demanda com crescimento exponencial. Nesse painel o público terá a oportunidade de tomar conhecimento da visão da Microsoft sobre os avanços tecnológicos atuais e sobre o que podemos esperar do futuro, além de suas ações e projetos que estão chegando para causar novas transformações nos hábitos da população em geral. 
Palestrante 
- Richard Chaves - MICROSOFT - Diretor de Novas Tecnologias e Inovação, Platform Sales & Marketing Director, Head of Evangelism 
Moderador - Rafael Prikladnicki - TECNOPUC - Diretor do TECNOPUC – PUCRS 

O mercado e os novos hábitos da sociedade
Esta palestra tratou mais da área financeira, inovações e projeções para a área de clientes, novos hábitos de consumo e como as instituições e empresas estão lidando com a rapidez de mudança do mercado. Não é a minha praia, mas é interessante saber o que vem por aí.


Os fornecedores da área de tecnologia estão atentos na busca e oferta de soluções que acompanhem as demandas e tendências do mercado. Hoje podemos dizer que a tecnologia e inovação são fundamentais para atender uma sociedade que passa por uma transformação nos seus habitos. Nesse painel o público terá a oportunidade de tomar conhecimento dos novos produtos e inovações relacionados com os novos habitos da sociedade e que estão na pauta de discussão e oferta dos principais fornecedores de tecnologia. 
Palestrante 
- Rodrigo Sanchez - GEMALTO - Executivo responsável pela área de Soluções e Serviços nos segmentos de Telecomunicações e Soluções Financeiras Móveis 
- Antonio Eduardo Campos Falcão - Verifone - Arquiteto de soluções na área de vendas com foco nos mercados de meios de pagamento e automação comercial. 
- Daniel Bronzatti - VMware - Engenheiro de sistemas Moderador 
- Gerson Barrey – PROCEMPA - Gerente de Operações 

Este painel foi, a exemplo do anterior, um debate sobre meios de pagamento e as novas tendências das pessoas quando buscam um produto.
Túlio Xavier do Mercado Pago explanou a diferença dos modos de pagamento e o que está chegando por aí. Falou da proliferação de Fintechs (startups financeiras). Exemplificou o Paypal que é uma empresa que não é banco, trabalha com modos de pagamento e está no mercado desde 1999. E assim como ela agora estão surgindo muitas outras e que poderão em pouquíssimo tempo revolucionar o mercado financeiro e afetar diretamente os bancos. 
Thiago Musa explanou várias soluções de segurança num mundo hiper conectado como é o nosso hoje em dia. Falou um pouco do Spiderlabs, uma divisão dentro da TrustWave em que são contratados os melhores hackers e crackers para desenvolvimento de soluções de segurança e criptografia.
Carlos Malafaia, um dos diretores do Banrisul, nos brindou com uma palestra mais leve, falando de futuro, de games e de como não se pode mais fugir do que está aí. Apesar de ser um cinquentão, ele é adepto às novas tecnologias e adora video game. Deixou este vídeo para encerrar sua palestra.



A tecnologia da informação tem se mostrado um fator decisivo nos novos hábitos e tendências da sociedade atual. De forma geral escutamos diariamente notícias sobre os avanços nos meios e formas de pagamento que prometem grandes transformações nas nossas atividades diárias. Nesse painel o público terá a oportunidade de tomar conhecimento dos últimos avanços em temos de tecnologias, novos meios e formas de realizar pagamentos para atender uma sociedade que busca na tecnologia uma forma de otimizar o seu tempo e simplificar as formas de pagamento, sem abrir mão da exigência da segurança. 
Palestrantes
- Carlos Malafaia - Banrisul Cartões - Diretor
- Tulio Xavier de Oliveira - MercadoPago – Gerente de Serviços Financeiros no Mercado Pago
- Thiago Musa - Trustwave - Diretor do SpiderLabs
Moderador - Irany de Oliveira Sant’Anna Junior – BANRISUL - Vice-presidente e Presidente do Conselho de Administração da Banrisul Cartões S/A. 

Fernando Mendez basicamente mostrou os produtos e inovações da Visa e deixou claro que o Brasil, dentre os países da América (incluindo USA) é o que mais está preparado para o futuro dos pagamentos, onde serão utilizados bitcoins, wearables e celulares, ao invés de cartões. Nosso parque de dispositivos de pagamento é bem avançado se compararmos com os demais países.
Petter Falkman, professor sueco da Universidade de Tecnologia Chalmers, explanou um pouco do que está sendo feito em matéria de automação por aquela instituição. Um dos projetos é o ROAR, desenvolvido em conjunto com a Volvo. Trata-se de um caminhão autônomo de recolhimento de lixo. Vide vídeo abaixo:



Os avanços tecnológicos e as mudanças de hábitos da sociedade são fenômenos globais que têm afetado significativamente todos os países, criado oportunidades e rápidas transformações na forma como as diversas sociedades realizam as suas atividades cotidianas. Nesse painel o público terá a oportunidade de tomar conhecimento da experiência de empresas lideres nos diversos mercados globais, de como as transformações estão afetando a população do norte da Europa e como isso tem exigido de grandes empresas fornecedoras de tecnologia um reposicionamento. 
Palestrantes 
- Fernando Mendez - VISA - Head of Emerging Products Latin America and Caribbean (Miami/Fort Lauderdale - USA) 
- Petter Falkman - Chalmers University of Technology - PhD in Automation (GOTHENBURG - SWEDEN) 
- David Bressler - CA Technologies - VP - Market Development, API Management (New York - USA) 
Moderador - Jorge Krug - BANRISUL - Diretor de Tecnologia – Banrisul 

Ulisses T. Mello, brasileiro que viveu vinte anos nos Estados Unidos, demonstrou vários aspectos da interação humana com "robôs", que está sendo largamente difundido nos dias de hoje, apesar de não ser um assunto novo para a IBM.
Para exemplificar ele demonstrou os vários usos do Watson que se chama computação cognitiva
O Watson é um supercomputador que por exemplo, pode ler todos o milhões de publicações médicas cadastradas na web em pouco tempo, armazená-las e possibilitar a busca com link para os artigos publicados, com sugestões de tratamento e possíveis diagnósticos como neste vídeo.
O que ele deixou claro é que esses supercomputadores, mesmo tendo essa extraordinária capacidade e agilidade não tem sentimentos, não tem empatia, e portanto nunca nos poderão substituir plenamente. 


Uma das principais empresas mundiais em pesquisa, inovação e tecnologia - a IBM - tem se renovado ano a ano para acompanhar os hábitos, tendências e demandas da sociedade e de seus clientes. Nesse painel o público terá a oportunidade de tomar conhecimento, em primeira mão, da visão e das inovações tecnológicas que a IBM trará no futuro próximo. 
Palestrante - Ulisses T. Mello - IBM - Diretor - IBM Research - Brasil 
Moderador - Rafael Vilarino Kuhn - TERRA Networks – CTO - Chief Technology Officer 

Creio que consegui passar um resuminho de tudo. Espero poder ir ano que vem de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!