sexta-feira, 6 de maio de 2016

Toledo

Clique para ir às fotos ou vídeos diretamente!

Dia 14/04/16Como estávamos perto de Toledo, resolvemos fazer um bate e volta de Madri, por trem. Leva 40 minutos e logo está lá. A única coisa que eu faria diferente seria sair um pouco mais tarde de Madri, por volta das 9:00 porque tudo só abre a partir das 10:00am. 
Vista de Toledo ao sol da manhã
E voltaria, de igual forma, mais tarde. Não dá tempo de ver quase nada se for pouco tempo. E seria divino poder passar pelomenos uma noite por lá, pois dizem que Toledo à noite é deslumbrante.
De qualquer forma aproveitamos o que deu para ver, pelo menos os locais mais importantes.
Começamos pela estação de trem divina. Ao desembarcar ficamos por ali fotografando e fomos a pé pelo Paseo de La Rosa pois tínhamos muito tempo, até chegarmos nos portões da cidade histórica.
A Puente de Alcantara é linda, a visão da cidade histórica à beira do Rio Tojo se descortinando à luz da manhã é de perder o fôlego.
Atravessamos a Puente e subimos a Ronda de Juanelo, e paramos na Plaza Zodocover. Tomamos café e depois começamos a caminhada.
Ruelas de Toledo
Primeiro fomos até a Catedral Primada que ainda não estava aberta e aproveitamos para ir numa fábrica artesanal de joias de Toledo. Interessante conhecer a maneira como são confeccionadas as joias e a cutelaria tão famosa da cidade.
Em seguida voltamos para a visita da Catedral e aqui outra dica: vá cedo pois no decorrer do dia entram bandos de japoneses e chineses com guia, se intrometem na sua frente e você não consegue ver mais nada. Tem algumas partes da igreja que ficam tão lotadas que precisa fila para visitar. Nós fomos no melhor momento. Ao sairmos de lá babando de tão maravilhosa, demos de cara com uma multidão do lado de fora.
Seguimos pela Plaza del Ayuntamento e ficamos um pouco no sol, fizemos um lanche e rumamos para o restante da caminhada.
Nos dirigimos ao Museu El Greco. Também lindo e cheio de obras de arte. Interessante ir devagarinho e lendo sobre toda a casa, super bem explicado nas paredes e você consegue se sentir um pouco em meados do ano 1600. 
Para mim o melhor de todos os pintores espanhois. As cores e a luz que ele colocava nas suas imagens são perfeitas.
Ao sair, seguimos pela Calle de Los Reyes Catolicos e chegamos na Sinagoga Santa Maria La Blanca. Gritante a diferença do luxo católico para simplicidade judaica, mesmo depois de ter sido utilizado como depósito, como quartel general entre outros.
Vista da volta
Saimos pela mesma Calle e chegamos no suntuoso Monastério San Juan de los Reyes. É deslumbrante. 
Almoçamos na pracinha em frente e de longe foi o pior almoço. Aqui uma dica: pesquise. Se o menú tiver muita diversidade, nada é bom. O melhor é escolher restaurantes especializados em determinados pratos.
Ao acabarmos o almoço, abandonamos os mapas. Seguimos caminhanho em direção à beira do Rio Tojo. 
Primeiro descemos, descemos, descemos, até chegarmos à Calle Incurnia. Desceos até a beiradinha do rio, muitas fotos e paisagens. Depois seguimos na direção da Puertade Alcântara. Aquilo tudo que tínhamos descido, tivemos que subir e descer outra vez, mas do lado de fora da cidade histórica. Numa dessas me estabaquei no chão e machuquei bem o meu cotovelo. Segui firme, forte e sangrando. =)
Ao avistamos a Puerta de Alcântara, ficou a certeza de que queremos um dia voltar e pelo menos pernoitar em Toledo.

Algumas Fotos:
Rio Tojo
Pintura do El Greco na Primada
Obras do interior da Primada
Museu El Greco
Estação de Trem
Sinagoga Sta Maria La Blanca
Fundação El Greco
Cada paisagem uma foto 

Plaza Zodocover
Ruelas
Rio Tojo
Ayuntamento de Toledo
Imponência da Primada
Riqueza da Primada
Ruelas
Museu El Greco
Que vista!!!!!!!!!!!!!!!!!
=)
Tojo
Primada
Sinagoga Sta Maria La Blanca
Bye Toledo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!