quarta-feira, 11 de maio de 2016

Verão de 2011

Começo hoje um novo "projeto" aqui no meu blog, em que eu tento resgatar minhas próprias memórias através de fotos que eu adoro. Por quê?
Porque eu quero! Só isso!

♥ 

Essa foto é a primeira de muitas. Eu amo o jeitinho como a Rafaela trata os animais desde pequena.
Até ser adolescente ela passou as férias de verão e inverno com meus pais, seja viajando ou em Nova Prata, na cidade onde eles moram.
Nesse dia, em fevereiro de 2011, ela os acompanhou numa visita ao interior de Nova Prata, mais especificamente ao Guabijú onde moram alguns parentes do lado paterno. 
Esse lugar me traz lembranças muito boas, pois quando eu tinha a mesma idade dela na foto, eu passei dias mágicos por lá. Na primeira visita, numa estada de quase um mês, nem luz eles tinham, e eu entrei no ritmo da roça: ia de carreta para a lavoura, comíamos a comida que levavam na cesta, tomava água na moringa... para mim era tudo diversão apesar do trabalho árduo e da falta de recursos. Todo mundo tinha suas obrigações inclusive as cinco crianças, do menor ao maior.
O que eu mais curtia era acordar bem cedo e me sentar à mesa com muitas pessoas e compartilhar a panela de café com leite pronto servida com concha na caneca e a polenta sapecada na chapa do fogão à lenha. Sim, de manhã cedo. Lembro dos bolos salgados feitos de tarde e consumidos com vinho doce. 
As histórias sobre céu e inferno da Tia Rosa.
Chuveiro era uma lata grande furada onde se colocava um panelão de água quente. Era aproveitar até a água acabar.
Na segunda visita eles já tinham luz e chuveiro, mas como eram muito religiosos, tudo era visto como pecado. A televisão era ligada apenas na hora do telejornal.
Em ambas visitas rezar o terço era obrigatório, sempre depois da janta. 
E também tinha os serões, onde íamos com o lampiáo, denoite, em grupo, na casa dos vizinhos (que eram parentes também) tomar vinho doce e escutar "causos".
Mas o que tem a ver com essa foto da minha filha?
Uma sensação de resgate de memórias, de ver o ciclo se repetir, essas coisas.
=)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!