segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha - 2003

FICÇÃO - O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha 

Autor: CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de 
Idioma: PORTUGUÊS 
Editora: Pradense 
Assunto: Clássico, Literatura estrangeira
Edição: 1 
Ano: 2003 
ISSBN: 8589072053 

Resenha segundo Mercado Livre: Num lugar da Mancha, de cujo nome não quero lembrar-me, vivia, não há muito, um fidalgo, dos de lança em cabido, adarga antiga, rocim fraco, e galgo corredor. Com essas palavras iniciava-se o livro que iria praticamente inaugurar o romance moderno. Lançado em 1605, o "D. Quixote" de Cervantes representa uma das mais altas concepções do nosso espirito, sendo a descrição do lado humano de seus dois personagens principais, Quixote e Sancho Pança, o que de mais forte se encontra em suas páginas. Suas desventuras numa luta desigual contra um mundo cheio de injustiças e a sátira à literatura de sua época são a base da narrativa desse que é reconhecidamente um dos mais importantes romances da literatura ocidental. 

Minha Opinião: clássico obrigatório para quem ama literatura. Confesso que fiquei reticente quanto ao número de páginas dos dois volumes - 864 ao todo - mas depois que terminei a última, me senti órfã. 
Fiquei horas pensando nos personagens principais, nos motivos para o segundo livro terminar como termina e na engenhosidade de Cervantes para que ninguém pudesse continuar a história do seu querido herói no futuro.
Existem centenas de análises antropológicas, estudos de caso, teses psicológicas e sociais acerca de Sancho Pança e Dom Quixote. É só pesquisar e são inúmeros os cases a respeito.
Sancho me parece o cara comum, limitado, cheio de defeitos e qualidades como todos nós, seres humanos normais.
Dom Quixote é aquele cara iluminado, lunático, que beira ao fantástico. Representa a magia do livro, a beleza, a poesia e o ardor pela vida.
Dulcinéia del Toboso me deixou a impressão de ser aquele objetivo inatingível que toda a pessoa almeja, e que na verdade ultrapassa a barreira da realidade vivendo no âmbito de nossas fantasias, guiando nossa vida em direção a ele mesmo que inconscientemente saibamos que nunca o alcançaremos. 
Sensacional, único, ímpar, ou seja: inesquecível e sem comparação.

Nota: ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!