segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Á-G-U-A

Eu nunca fui uma boa bebedora de água.
Não tem desculpa. Sou uma pessoa relapsa e descuidada porque hoje em dia tem até aplicativo que pode te lembrar de tomar água de tempos em tempos.
O meu biotipo é de falsa magra. Na verdade é bem difícil para eu baixar meu
IMC, mas aparento estar bem.
Quanto aos exames médicos, triglicerídeos, colesterol e etc, tudo fica dentro do esperado. Uma vez há um tempão atrás meu HDL deu super alterado mas voltou ao normal.
Eu pensava que tomando qualquer tipo de líquido estaria me hidratando. Adoro chimarrão, mas estudos comprovam que ele não substitui a água pura porque é diurético, ou seja, ajuda eliminar líquido do organismo. Aqui mais sobre o chimarrão e benefícios.
Voltando à água, o ideal mesmo seria eu tomar 1,5 a 2 litros de água por dia para repor a perda hídrica do dia, mas nunca fiz isso. Esperava sentir sede, o que de fato é péssimo sinal, para tomar um gole de água.
Nestes últimos dias tenho tentado manter minha garrafinha de água aqui do
meu lado e fico me policiando para tomar pelo menos 600 ml por turno complementando depois do expediente.
O meu esquema de água por dia ficou da seguinte forma, por enquanto:
- Antes do café da manhã, um copo de 200 ml.
- Durante a manhã, 600 ml.
- Durante a tarde, mais 600 ml.
- De noite, antes da janta, um copo de 200 ml
Totaliza 1600 ml ou seja, 1,6 litros de água por dia. Ainda assim seria bom chegar aos 2 litros, mas para quem não tomava absolutamente nada, já estou no lucro.
Lembrando que nenhuma bebida substitui a água e claro, ela não tem sabor. Se você não consegue tomar sob nenhum pretexto, pode colocar um pedacinho de abacaxi, de limão, hortelã ou alguma coisa que dê um gostinho.
Nesse site tem uma matéria simples que dá ideia do quão importante é a hidratação corporal diária.
Vamos que vamos! 

Links de referência:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!