terça-feira, 25 de outubro de 2016

Atitudes Saudáveis

Catei listas de atitudes saudáveis para ver se pelo menos eu me enquadro na busca por elas. Essa listinha eu surrupiei do blog e-cycle que é maravilhoso e informa de forma consciente o descarte de todo e qualquer resíduo. Recomendo.


Bom, quanto à lista, tem coisas que eu não consigo fazer e outras que tenho tentado. Confesso que a preguiça é o meu pior inimigo, mas tenho tentado, e

muito, virar esse jogo.


Abaixo a relação de coisas que você pode fazer para ajudar a si mesmo e ao meio ambiente.

1. Leia os rótulos dos alimentos - cara, tira um tempo e vê o que você está colocando dentro de si mesmo. Aqui vale aquela máxima de quanto menos manufaturado, mais saudável.

2. Leia livros relacionados ao tema - tem muita coisa boa. No grupo que participei "Para Além da Balança" tivemos várias sugestões, mas encaminho uma que achei bárbara que é o Guia Alimentar da População Brasileira. Pode baixar o pdf, ler aos pouquinhos, bem interessante!

3. Liste os produtos químicos usados por você no dia a dia - não fiz isso... mas deveria.

4. Conheça seus vizinhos - conheço alguns, mas acho que é suficiente. Não sou muito de intimidades, mas trato todo mundo bem (acho!).

5. Descarte de forma correta seu lixo - faz tempo que tento ser o mais correta possível no descarte, de modo que quando não encontro o lixo certo em alguns locais, fico frustrada. Isso não se resume apenas a lixo seco e úmido, mas também a materiais como pilhas, óleo, e tantos outros.

6. Dê preferência aos materiais recicláveis e econômicos - sempre penso nisso. Por exemplo, começaram a usar a cafeteira de cápsulas aqui no serviço. Sei que uma das marcas mais famosas recebem o descarte das cápsulas, mas não é o nosso caso. Estou coletando as que são jogadas aqui no lixo mas ainda não tenho ideia do que fazer além do artesanato. Aceito dicas!

7. Compre produtos de segunda mão - bom... eu não compro quase nada para mim, busco muito na internet e no mercado livre. Se estiver em bom estado, por que não? Inclusive um amigo nosso reformou o apartamento e tinha itens interessantes que acabaram lá na nossa casa.

8. Compre ovos de galinhas criadas ao ar livre - eu posso fazer isso porque minha família é do interior e confesso que o ovo é laranja, mais consistente e muito mais saboroso. Adoro. Só que não é sempre que há essa disponibilidade, mas com um pouco mais de esforço é possível: tem várias feiras de produtos orgânicos na cidade e basta levantar a bunda do sofá e passear por lá.

9. Experimente a compostagem - não tenho pátio, moro em apartamento mas meus pais fazem de uma certa forma pois utilizam todo resto de alimento na terra da horta deles. Dá super certo!

10. Ande de bicicleta - não tenho bicicleta. Prefiro caminhar.


11. Prefira carros pequenos - item ok!

12. Deixe as roupas secarem no varal - sempre!

13. Coma menos carne - não tenho comido muita carne. Mas a minha perdição é o pão... 

14. Visite uma fazenda em que os animais e os produtos são criados de forma sustentável - quero muito. Aceito sugestões.

15. Passe as férias em casa - já passei mas adoro viajar. Essa é uma opção para poupar. E também pode ser bom. Eu amo o meu apartamento e não ficaria chateada de curtir um "dolce far niente" nele!

Acho que é isso... estou no caminho mas posso melhorar - e muito - o meu estilo de vida, com mais sustentabilidade, mais saúde e leveza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!