quarta-feira, 24 de maio de 2017

Itália

Apesar da cidadania italiana conquistada com muito esforço pelo meu pai, a Itália não estava entre os meus destinos mais desejados.
Agora, depois de voltar de lá, já tenho uma lista de coisas que quero ver e fazer na próxima ida. Me apaixonei pela beleza do país, por alguns lugares mais que outros e claro, especialmente pelo Vêneto de onde saíram meus antepassados.
Santa Maria Novela - Florença
...
Nunca tinha viajado com a TAP. Saímos de Porto Alegre à Lisboa no vôo das 18:00 e chegamos lá cedo de manhã. O intervalo para a conexão de Roma era grande e resolvemos dar uma passeada na capital portuguesa.
Voltamos ao aeroporto de tarde e pegamos nossa conexão. Esperamos pela última etapa que era o vôo para Nápoles e concluímos chegando no hotel napolitano por volta das 22:30.
Em Nápoles pegamos tempo bom, mas meio friozinho de manhã.
Paradinha em Lisboa
Depois, em Milão, na Lombardia também pegamos alguma instabilidade, mas nada que prejudicasse nossos passeios.
Em Verona e em Veneza, no Vêneto, tempo muito bom.
Na Toscana, em Florença e no Lácio, em Roma calor durante o dia e friozinho à noite.
Voltei com a cara e os braços bronzeados por causa do sol romano.
...
As comilanças: tomei muito gelato e comi muita pizza. A pizza de Nápoles é imbatível tanto no sabor como no preço. Chegava a ter pizza Margherita por 3 Euros.
Em Murano comemos o tramezzino... yumiii!
Em Florença comemos a famosa bisteca fiorentina. Que coisa mais deliciosa.
Em Roma o Paulo comeu um saltimboca romano, também característico e eu comi moranguinhos muito doces e baratos.
Vesúvio
Em San Gimignano comemos a melhor lasanha de todos os tempos... sem carne!
O pão não era tão bom. O vinho super em conta e a água à vontade na rua, para encher as garrafinhas, sendo que em Roma tem locais que você pode escolher se quer com ou sem gás.
Resultado: voltei mais gorda do que fui.
...
Usamos muito transporte público em todas as cidades, além das caminhadas.
O melhor local para se locomover é Roma por conta do metrô, mas Milão não fica atrás. Verona andamos basicamente a pé. Veneza usamos o vaporeto. Em Nápoles andamos a pé.
Entre as cidades usamos o trem, maneira mais barata e mais rápida de locomoção.
...
Os passeios que pegamos pelo Viator foram tranquilos. Chegamos nos locais de encontro e embarcamos nos trasportes sem problemas.
Pompéia
Os passeios dos ônibus Sightseeing também foram tranquilos e prazerosos. Uma das linhas de Florença até nos surpreendeu pelo trajeto que fez.
E os passeios que fizemos por conta também foram legais.
Pesando tudo eu não me arrependo de nada que fiz por lá. Só do que não fiz.
...
A viagem durou 20 dias. Foi cansativo por causa das trocas de cidades mas valeu super a pena.
Saímos de Porto Alegre para Lisboa e de Lisboa para Roma. Chegando em Roma fomos direto a Nápoles (com Costa Amalfitana e Pompeia). Depois Milão (com Como e Lugano), em seguida Verona, depois Veneza (com Murano e Burano), Florença (Siena, San Gimignano e Pisa), Roma
Nenhuma das acomodações nos deixou empenhados ou esperando e deu tudo certo.
Na mala, trouxe basicamente o dobro do peso que levei... em livros. No corpo nem sem fala! =)
...
Aos poucos vou contando sobre todas as paradas e cidades, com direito a fotos e vídeos. Por enquanto é isso!!!