sexta-feira, 9 de junho de 2017

Siena

13-05-17 - Neste dia acordamos cedo e nos encaminhamos ao ponto de encontro do tour que adquirimos na Viator, ainda aqui no Brasil. Recomendo muito este passeio que é de 12 horas e passa por três locais que vou postar separadamente.Saímos em torno das 8:30 da manhã num ônibus muito bom de dois andares e passamos 1 hora seguindo em direção à Siena. 
A paisagem é linda, parecidíssima com a da nossa serra gaúcha, com parreirais e muitas árvores, entre elas as oliveiras.
Ao chegar em Siena (cidade tombada pela UNESCO), o motorista estacionou o veículo e seguimos a pé até o centro.
Fomos diretamente à Piazza del Campo, maravilhosa. A guia que nos levou contou um pouco sobre a festa anual do pálio. "Palio di Siena é uma corrida de cavalos na Piazza del Campo, no centro da cidade italiana de Siena que ocorre nos dias 2 de julho e 16 de agosto, desde o século XVII, em honra a "Nossa SeCampo" Um total de 18 bairros (contrade) participam desta corrida, que desfilam pela praça “Piazza del Campo” com trajes tradicionais (chamados monturas) e bandeiras, mas a corrida em si é feita somente por dez cavalos, cada um de uma contrada, de três regiões da cidade, que são escolhidos por sorteio. Cada bairro tem suas cores e hino. Ganha o cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça, mesmo que o jóquei já tenha caído. O prêmio é um estandarte (pálio) criado exclusivamente para cada evento, por um artista local ou de fora. Nos dias de corrida os habitantes e turistas concentram-se no centro da Piazza del Campo para assistir ao evento. As arquibancadas ao redor da praça ficam cobertas de apoiantes organizados (contradaiolos) que cantam os hinos de cada contrada. As 18 contradas são: Aquila, Bruco, Civetta, Chiocciola, Drago, Giraffa, Istrice, Leocorno, Lupa, Nicchio, Oca, Onda, Pantera, Selva, Tartuca, Torre e Valdimontone." via Wiki.
Aqui você pode ver a corrida de 2016
Ficamos admirando a Fonte Gaia e a Torre del Mangia. A guia deu um tempo para podermos comer alguma coisa e o Paulo e eu escolhemos um café com o famoso ricciarelli. Inenarrável. Muito bom!
Seguimos com o grupo e a guia para o Duomo, a catedral de Siena. O ingresso estava incluso no passeio. De todas as catedrais essa foi uma das que mais me impressionou. Tanto pela arquitetura como a riqueza de obras de arte: Donatello, Michelangelo, Bernini, Pinturicchio, Pisano ... além dos assoalhos trabalhados mostrando passagens bíblicas, datados de 1200 e 1300. Sensacional.
Mas o que mais amei, sem sombra de dúvidas, foi a biblioteca chamada Libreria Picolomini. É o lugar mais encantador da catedral toda pintada por Pinturichio e Rafael Sanzio, então seu assistente e aprendiz.Saindo do Duomo descemos a Via Fusari e fomos ao ponto de encontro para seguirmos a San Gimignano
Tivemos que aguardar mais porque duas pessoas se perderam e a guia, depois de muito esperar, resolveu sair sem elas. A cidade não é assim tão grande para que as pessoas se percam. Se ficássemos atrasaria todo o restante do passeio.
...
Amei Siena, quero voltar e se possível, ficar por ali uns dias.
A cidade merece ser explorada com calma, numa estadia de no mínimo uns três dias.
...
Umas fotos:
Vistas
Libreria no Duomo

Detalhes do assoalho
Entre elas um Michelangelo
Teto da Libreria dentro do Duomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!